Últimas Notícias da Série IDP Sariava
gototopgototop
http://www.idp.org.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/923757banner_mulheres_politica_2.png http://www.idp.org.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/582671Fullbanner___MESA_REDONDA___O_Papel_do_Judicia__rio_no_Combate_a___Corrupc__a__o.jpg http://www.idp.org.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/930385Suprema_Corte_Fullbanner.png http://www.idp.org.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/139478Fullbanner.png http://www.idp.org.br/components/com_gk2_photoslide/images/thumbm/948561Direito_Minera__rio_Fullbanner.jpg

Últimas Notícias da Série IDP Sariava

Idealizada por Gilmar Ferreira Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Idealizador da Série IDP/Saraiva e Professor da EDB/IDP, e por Paulo Gonet, Subprocurador-Geral da República, Co-fundador do IDP e Coordenador do Curso de Mestrado da EDB/IDP, a Série IDP/Saraiva nasceu em 2007, resultado de parceria entre o IDP e a Editora Saraiva, e objetiva oferecer obras dotadas de rigor científico e ampla pesquisa.

Clique aqui para baixar o catálogo da Série IDP Saraiva

A Série IDP/Saraiva é dividida em seis segmentos:

Linha Administração e Políticas PúblicasÉ integrada por obras que buscam contribuir com acervo acadêmico de porte, capaz de sustentar os mais abrangentes fóruns de discussão contemporâneos na área de Administração e Políticas Públicas.

Linha Direito, Diversidade e Cidadania – Trata de assuntos relacionados aos Direitos Fundamentais, de forma a elucidar questões de garantias constitucionais envolvendo minorias étnicas e sociais.

Linha Direito, Tecnologia e Inovação - Direito, Tecnologia e Inovação constituem uma tríade indissociável e que reclama cada vez maior a atenção da comunidade acadêmica e profissional, inclusive e, para o propósito da presente série temática, da seara do Direito e sua ligação com as inovações tecnológicas e seus reflexos no mundo moderno.CLIQUE NA IMAGEM PARA BAIXAR O CATÁLOGO

Linha Pesquisa Acadêmica É formada por obras oriundas de dissertações do Mestrado em Direito Constitucional do IDP, que se destacaram pela riqueza de conteúdo e pela relevância dos temas analisados.

Linha Direito Comparado Abriga as obras de renomados juristas internacionais, cujas ideias têm se destacado além das fronteiras. Dessa forma, tem como finalidade primordial divulgar obras estrangeiras, traduzidas para o português, que o Conselho Editorial da Série considere de significativo interesse para a comunidade jurídica brasileira.

Linha Doutrina Compreende obras de grandes pensadores, juristas, doutrinadores e jusfilósofos brasileiros que discutem diversos ramos da dogmática jurídica. Essa linha propõe novas perspectivas de grandes temas do Direito.

Leia abaixo cartas de apresentação da Série IDP/Saraiva escritas por Gilmar Mendes e Paulo Gonet:

"A esta altura, não há como contornar o indisfarçável orgulho em apresentar, ao nosso fidelíssimo leitor, o Catálogo das obras que compõem a Série IDP/Saraiva, projeto desde o início impulsionado pelo genuíno desejo de, entrelaçando indissociavelmente academia e doutrina, colocar à disposição da comunidade lusófona publicações da mais alta qualidade editorial.

A um só tempo investindo tanto em títulos emblemáticos do Direito Internacional – da lavra de autores do porte de Peter Häberle, Reinhold Zippelius ou Bernhard Schlink, entre outros – quanto na produção de promissores talentos jurídicos locais, vimos colecionando best sellers que, já alçados à condição de clássicos, honram-nos tanto quanto os prêmios recebidos, a exemplo dos dois Jabutis auferidos pelas obras Curso de Direito Constitucional, já na 11ª edição, com mais de cem mil exemplares vendidos, e Comentários à Constituição do Brasil, para cuja elaboração contribuíram 130 especialistas renomados, daqui e d’alhures.

De fato, receber a mais tradicional láurea editorial do País é satisfação que só se iguala ao contentamento de se saber contribuindo efetivamente para a ampliação dos horizontes da dogmática, à mercê da produção e, claro, da máxima difusão do conhecimento qualificado.

Passados oito anos do começo de tão bem-sucedida empreitada, continuamos avançando. Assim, às quatro linhas inicialmente lançadas – Direito Comparado; Doutrina; Direito, Diversidade e Cidadania; Pesquisa Acadêmica –, agregamos mais duas: uma sobre Administração e Políticas Públicas, outra sobre Direito, Tecnologia e Inovação no intuito de aproximar conteúdos de áreas afins do Direito e da Administração.

Sem descurar de publicações que incorporem o influxo permanente das mais avançadas linhas de pesquisa contemporâneas, a Série IDP/Saraiva tem se permitido, ultimamente, algumas “ousadias”, a exemplo de The Nine, a formidável obra Jeffrey Toobin sobre a Suprema Corte dos Estados Unidos, um trabalho de fundo histórico-jornalístico que ultrapassa a fronteira típica da seara jurídica.

Todo esse esforço de criteriosa seleção das obras publicadas tem sido bem recompensado com o caloroso acolhimento tanto do público quanto da crítica especializada. Para além desse mais que bem-vindo reconhecimento, a certeza do trabalho bem feito, da missão cumprida – e bem cumprida – é o que, de longe, mais nos gratifica”. (Gilmar Ferreira Mendes, Ministro do Supremo Tribunal Federal, Idealizador da Série IDP/Saraiva e Professor da EDB/IDP)

“Em 2007, por iniciativa do Professor Gilmar Mendes, a Editora Saraiva e o Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP) formaram uma frutuosa parceria para a edição de livros jurídicos sob um novo selo: a Série IDP/Saraiva.

O projeto respondia à vocação do IDP de consolidar a Capital Federal como polo irradiador de cultura jurídica no âmbito nacional. Logo a obra pioneira, Curso de Direito Constitucional, conquistou uma larga e generosa acolhida pelo público a que se destinava, bem como fortuna crítica. Novos títulos se seguiram, da autoria de professores e acadêmicos ligados ao Instituto, consolidando, em breve tempo, um consistente acervo de alta doutrina.

Um dos pontos fundamentais da proposta acadêmica do IDP reside na reflexão atual do pensamento clássico, no pressuposto de que o domínio do saber cristalizado no tempo subjaz a toda atividade consequente e íntegra de propostas para o presente e para o porvir. Por isso também, a Série IDP/Saraiva pôs à disposição dos nossos estudiosos, em vernáculo, preciosas obras que se converteram em matrizes de linhas de concepções jurídicas relevantes.

O instante globalizado motivou, igualmente, que o IDP se empenhasse na consecução de diversos acordos, diálogos e parcerias com variadas e célebres instituições de ensino de países da Europa e das Américas. O selo editorial refletiu essa abertura internacional na linha de livros dedicada ao Direito Comparado, com vistas a franquear aos estudiosos brasileiros uma compreensão mais abrangente dos princípios informadores do Estado Democrático de Direito.

A Série IDP/Saraiva é um marco na trajetória do Instituto, que o encarece como substancial instrumento para a consecução dos seus fins. O amigo que tem este volume nas mãos é convidado, agora, a percorrer a lista dessas obras que cuidadosamente selecionamos, por meio de um conselho editorial atento aos requisitos de excelência e de atualidade que tomamos por premissa das nossas publicações.

Que ela lhe seja estimulante!” (Paulo Gonet, Subprocurador-Geral da República, Co-fundador do IDP e Coordenador do Curso de Mestrado da EDB/IDP)


O livro Repercussão Geral sob a Ótica da Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann, de Ulisses Schwarz Vianna, publicado pela Série IDP da editora Saraiva, chega à sua segunda edição. Lançado em 2010, a obra é resultado da segunda dissertação do Programa de Mestrado do IDP e conta com Prefácio do Ministro Gilmar Mendes.

Na obra, o autor se dedica ao estudo da Repercussão Geral no Recurso Extraordinário, esclarecendo seu funcionamento, fazendo análise crítica do instituto, colecionando informações do direito comparado e abordando os aspectos econômicos do tema. Assuntos como a eficiência no Judiciário, a redução da carga decisória no STF, a segurança jurídica das decisões, o acesso à justiça, a função do Supremo, entre vários outros, são rigorosamente explorados com indagações, argumentos e conclusões que revelam o vasto e criterioso trabalho de pesquisa.

Repercussão Geral sob a Ótica da Teoria dos Sistemas de Niklas Luhmann faz parte da Linha Pesquisa acadêmica da Série IDP, publicada pela Saraiva, que ainda conta com as Linhas Tradicional, com obras de grandes pensadores, juristas, doutrinadores e jusfilósofos brasileiros; e Direito Comparado, que traz livros de autores estrangeiros e traduções.

O ministro do STF  Gilmar Ferreira Mendes e os professores Ives Gandra da Silva Martins e Carlos Valder do Nascimento lançaram o livro Tratado de Direito Constitucional que faz parte da linha Tradicional da Série IDP, publicada pela Editora Saraiva.

Dividido em dois volumes, a primeira edição de Tratado de Direito Constitucional traz textos de grandes autores do universo jurídico brasileiro sobre temas atuais e importantes para o constitucionalismo nacional.

O livro Liberdade de Expressão e Pluralismo – Perspectivas de Regulação de Alexandre Sankievicz é o próximo da Série IDP, publicada pela Saraiva, a chegar nas livrarias. O livro será lançado na quinta-feira, dia 28 de outubro, a partir das 19h30, no restaurante Carpe Diem da 104 sul.

Sankievicz é ex-aluno do mestrado do IDP e sua obra é resultado de sua dissertação de mestrado. Liberdade de Expressão e Pluralismo – Perspectivas de Regulação faz parte da Linha Pesquisa Acadêmica da Série IDP.

Série IDP Saraiva lança novos títulos

Quatro novos livros da série IDP Saraiva chegam às livrarias nesta semana. Iniciativa Popular Municipal, de Renata Gonçalves Pereira Guerra Pouso; Capacidade Contributiva, de Micaela Dominguez Dutra; Terceirização de Serviços pela Administração Pública, de Diogo Palau Flores dos Santos e A Legitimidade da jurisdição constitucional, de Marcos César Botelho são os títulos que o Instituto Brasiliense de Direito Público – IDP e a Editora Saraiva apresentam ao público interessado no mundo jurídico. As quatro obras fazem parte da Linha Pesquisa Acadêmica, voltada para trabalhos de pesquisadores e professores do IDP.

Leia mais...

hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel hogan outlet hogan rebel